Fornalha da Aflição
Em nenhum lugar a bíblia ensina que os cristãos são isentos de tribulações e dos desastres naturais que sobrevêm ao mundo. O Apóstolo Paulo podia escrever:“Transbordo de gozo em todas as nossas tribulações” (2 Co 7.4). Paulo era um homem que sabia o que era sofrimento. (2 Co 11.25) um homem capaz de cantar em situações adversas (Atos 16.25). Um homem capaz de escrever na prisão, uma carta cujo o tema era alegria (Fp 4.4). Um homem que termina seu ministério, numa prisão marmentina fazendo declarações de campeão (2 Tm 4.7). Ele via as tribulações como escola de Deus, para lhe ensinar grandes lições. (Rm 5.2-5). Aprendemos pois:
I. O LADO POSITIVO DA AFLIÇÃO
- O trigo é moído antes de poder tornar-se em pão.
- O incenso precisa ser posto no calor do fogo a fim de desprender o odor.
- O solo precisa ser rasgado pelo arado agudo,antes de receber a semente.
- O coração quebrantado é o que agrada a Deus. As alegrias mais doces são fruto de sofrimento.
2) Deus não poupou a Daniel de entrar na cova. Mas o salvou dentro da cova."Com ele serei na angustia" Salmo 91.15. Deus nunca prometeu aos seus filhos de passarem isentos de tristezas, mas promete dar graça e força para vencê-la. Deus não promete uma viagem calma mas uma chegada feliz. Haverá muralha em nossa frente, gigantes na espreita mais não permanecerá de pé diante da tua igreja. O senhor diz: O meu povo é separado, escolhido, é povo de minha exclusiva propriedade, é sacerdócio real, é nação santa. O meu povo está assentado comigo nos lugares celestiais. O meu povo é cabeça e não cauda, é sal, é luz. O meu povo é a menina dos meus olhos, eu o selei com meu Espírito Santo. Ao redor do meu povo, Eu sou uma muralha de fogo. E é através do meu povo, da minha igreja, que eu vou manifestar ao mundo a minha graça e a minha glória .
II. DEUS TRABALHA EM NÓS COM PLANOS E PROPÓSITOS
2) Deus trabalhou em Moisés, lapidando seu coração para que pudesse liderar o povo de Israel rumo a terra prometida;
3) Deus trabalhou no coração de Jonas, ensinando-o a ver que Deus ama até mesmo os povo que um Israelita como ele teria interesse em ver destruídos;
4) Os homens de Deus são aqueles que passaram pelo deserto, pela fogueiras, pelas prisões, pelo calabouço, por açoites, fome, perigo, nudez, espada e perseguição. Passaram pelo bisturi divino.
5) Não é nas grandes universidades, nas catedrais, nos gabinetes acarpetados com poltronas giratórias e inclináveis o lugar preferido para que ele faça sua obra; às vezes é nos lugares e situações mais tristes que o senhor molda nosso caráter.
“Aquiete-se, meu filho,
• Porque eu sou Deus, e sei de todas as suas dores e de todas as suas aflições".
• Porque nada acontece com você sem que eu permita. E se eu permito, tenho minhas razões, que são sempre justas, boas e santas, e visam ao seu bem".
• Porque não vou deixar que você seja provado além das suas forças; antes,vou ajudá-lo a suportar e a superar a dor".
• Porque eu sou Deus. no momento próprio, haverei de socorrê-lo e livrá-lo do seu sofrimento".
• Saiba que eu sou Deus. Estou reservando para você um futuro tão feliz, que você irá se esquecer, para sempre, dos sofrimentos presentes".
• E saiba que eu sou, também, seu Pai, e não vou deixar que você, meu filho, passar por aflição, sem ajudá-lo".
• E saiba que amo você, e meu amor jamais acaba. Aquiete-se, e saiba que eu souDeus, e não mudo”.
Mensagem de Esperança
A minha graça te basta
- Diz o Senhor, para que sintas a tua fraqueza e recorras ao meu poder.
- Para te fortalecer o ânimo, firmar os pés, a fim de que não desanimes, nem tropeces no caminho.
- Para te fortificar a fé e fazer de ti um filho à altura do meu nome.
- Para creres que todo esse sofrimento será transformado em bem aventurança e vitória, por toda a eternidade, porque “a minha graça é melhor do que a vida” (Salmo 63.3).
- Pra você saltar muralha” (Salmo 18-29).
III. NADA NOS SEPARA DO AMOR DE CRISTO
Conclusão:
Autor: Pr Edson Campos